Dermatologista Dra. Fernanda Trindade | Manchas escuras nas unhas: Podem ser Câncer de Pele?
Dermatologista Dra. Fernanda Trindade | Manchas escuras nas unhas: Podem ser Câncer de Pele?

A causa mais comum de manchas escuras nas unhas é o hematoma que surge devido a um trauma no local (queda de um objeto na unha, batida em algum lugar ou uso de sapatos muito apertados). O hematoma normalmente é enegrecido devido ao sangue que ficou retido, e desaparece com o tempo de acordo com o crescimento da unha.

Infecções por fungos e bactérias também podem causar o escurecimento das unhas e não melhoram espontaneamente, devendo ser tratados com medicamentos específicos.

Além disso, melanoses e nevos benignos na matriz ungueal também podem se manifestar como uma mancha na unha, normalmente uma listra chamada melanoníquia estriada.

Essas manchas são diagnósticos diferenciais de um tipo grave e raro de câncer de pele: o melanoma. Um tumor agressivo que pode ser curado se diagnosticado na sua fase inicial, mas que pode causar metástases e levar à morte se não for tratado a tempo.

Por isso é tão importante consultar um dermatologista se você tiver manchas ou lesões nas unhas! A dermatoscopia digital pode auxiliar no diagnóstico, e em alguns casos pode ser necessária uma biópsia.

Procedimentos relacionados:
– Dermatoscopia Digital
– Mapeamento Corporal de Nevos