O que é Cosmiatria? | Dermatologista Dra. Fernanda Trindade
O que é Cosmiatria? | Dermatologista Dra. Fernanda Trindade

Cosmiatria em BH – A cosmiatria é uma subespecialidade da área da dermatologia. Ela é voltada exclusivamente para o tratamento e prevenção de problemas estéticos na pele. É a ciência médica que estuda e trata a beleza humana de maneira embasada, responsável e ética.

Além do correto diagnóstico do tipo de pele e das alterações cutâneas, o dermatologista é responsável pela prescrição de produtos cosmético específicos para cada caso e orientações de cuidados diários de limpeza e proteção, com o objetivo de proporcionar a melhora da pele da face e de todo o corpo, deixando-a com a aparência mais jovem e saudável.

Por meio da aplicação de produtos cosméticos e novas tecnologias de tratamento a cosmiatria tem por objetivo proporcionar a melhora da pele da face e de todo o corpo, deixando-a com a aparência mais jovem e saudável.

Tratamentos na área de Cosmiatria

Dentro da cosmiatria ou da dermatologia estética existem diversos tratamentos para diferentes casos e necessidades.

Esses tratamentos são destinados a pessoas que desejam a prevenção ou como quem já possui um problema estético.

Entre os procedimentos mais conhecidos estão as toxinas, os lasers e o peeling.

Toxinas

As toxinas são os tipos de procedimentos mais procurado na cosmiatria. A partir deles é possível amenizar bastante as linhas de expressão, amenizar as rugas, reduzir o suor, realizar a volumização e o preenchimento facial e, até mesmo, amenizar as linhas de expressão mais profundas, como os “pés de galinha”, na região dos olhos.

Peeling

O peeling é uma técnica utilizada através da aplicação de produtos químicos e que tem como objetivo suavizar as manchas entre outras marcas da pele como acne, e ajudar no rejuvenescimento e resurfacings fracionados.

A substancia mais utilizada é o ácido tricloroacético e seu processo envolve a remoção de células mortas e prioriza suavizar as alterações decorrentes do envelhecimento de pele, contribuindo em seu aspecto saudável e a melhora da aparência.

Laser

Os lasers são utilizados em procedimentos estéticos com o mesmo propósito do peeling, porém com função diferente.

Os lasers são mais utilizados na depilação e na remoção de pelos indesejados na face, nas axilas, busto e em outras regiões do corpo. A aplicação do mesmo impede ou retarda o crescimento de fios na região que for aplicado.

Os procedimentos realizados são procedimentos pouco invasivos e de rápida recuperação que ajudam a melhorar, não só a aparência física, como também a auto estima. Todos os procedimentos, como falado anteriormente, devem ser realizados por um profissional qualificado em ambiente e condições adequadas.

Dúvidas frequentes sobre a Cosmiatria

Por que usar a Cosmiatria?

A Na década de 80 a Cosmiatria restringia apenas a utilização de alguns cremes e no uso dos conhecidos Peelings Químicos ou abrasivos.

Na década seguinte, com o avanço da Cirurgia Dermatológica e das novas descobertas tecnológicas começaram a surgir os aparelhos a lasers e as substâncias capazes de tratar rugas com eficácia como a Toxina Botulinica (Botox) e o Ácido Hialurônico.

A partir do ano 2000, os lasers e as tecnologias similares fizeram uma verdadeira revolução nesta área, tratando problemas até então sem solução ou que tinham poucos resultados com outras técnicas, ou ainda evitando e minimizando procedimentos agressivos. Como esses e com os atuais avanços a Cosmiatria tornou-se indispensável no tratamento e prevenção de problemas estéticos na pele.

A Cosmiatria é uma especialidade médica?

Não! A Cosmiatria é uma das áreas de atuação dos dermatologistas. Para exercê-la, o profissional precisa de residência e título de especialista em Dermatologia. Além disso, é necessário pós-graduação especifica de dois anos. Ela abrange todos os problemas inestéticos da face, corpo e cabelos, tratando através de procedimentos minimamente invasivos ,evitando cicatrizes e preservando a integridade do nosso maior órgão, a pele.

Qual o objetivo da Cosmiatria?

O objetivo é o tratamento e a prevenção das desordens estéticas como acne, melasma, estrias, celulite, envelhecimento precoce, fotoenvelhecimento, entre outros.

Agende agora mesmo uma consulta com um Dermatologista especializado em Cosmiatria em Belo Horizonte – Clínica Especializada em Cosmiatria em BH !

TAGS:

cosmiatria em bh belo horizonte
cosmiatria belo horizonte
cosmiatria em bh