Dra. Fernanda Trindade - Dermatologista em BH | Clínica de Dermatologia em Belo Horizonte - Tratamento de Cicatrizes e Manchas de Acne -  Tratamento para Cicatriz de Acne -
Dra. Fernanda Trindade – Dermatologista em BH | Clínica de Dermatologia em Belo Horizonte – Tratamento de Cicatrizes e Manchas de Acne – Tratamento para Cicatriz de Acne –

Clínica de Dermatologia especializada em Tratamento para Cicatriz de Acne – As cicatrizes e marcas no rosto e no corpo, resultantes da acne, são capazes de afetar a saúde mental de quem sofre com este problema. Não é raro se deparar com casos de pessoas que desenvolveram algum problemas de autoestima e de distúrbios de imagem por conta desses sinais.

As cicatrizes e marcas resultantes da acne são capazes de afetar a autoestima de quem sofre com esse problema.

A acne é uma das queixas mais comuns nos consultórios de dermatologia. Ocorre por obstrução dos folículos pilosos, aumento da colonização bacteriana pelo Propionibacterium acnes e inflamação com formação de pústulas, nódulos e cistos. Acomete aproximadamente de 80% a 90% da população jovem brasileira entre 13 e 18 anos, e pode acometer também adultos.

Se não tratada corretamente, a acne pode evoluir com formação de manchas e cicatrizes inestéticas. O tratamento depende da gravidade, e deve ser realizada terapia combinada com medicamentos tópicos e orais, e procedimentos estéticos como limpeza de pele, peelings e laser.

As cicatrizes aparecem com maior frequência em pessoas com histórico familiar de acne em graus mais elevados, ou seja, em pessoas que já possuam uma predisposição genética para a formação de cravos e espinhas altamente inflamatórios.

Como identificar acnes que podem deixar cicatrizes?

A acne se apresenta de diferentes maneiras, desde comedões, ou cravos, que podem evoluir para as chamadas pápulas e pústulas (espinhas) e até mesmo nódulos e cistos (ou espinhas internas).

Quanto maior o grau de inflamação, maior a chance de surgirem manchas e cicatrizes. A manipulação das lesões também favorece o surgimento de marcas, por isso não deve-se espremer espinhas. Além disso, a predisposição genética para formação de cicatrizes é um fator importante.

Enquanto pessoas de pele oleosa estão mais sujeitas à formação de cicatrizes resultantes da acne, já que nesses casos a produção das glândulas sebáceas é consideravelmente mais ativa, quem tem pele negra está mais sujeito a apresentar manchas escuras pós-inflamatórias. Peles mais claras também não estão isentas, e têm tendência a formar manchas mais avermelhadas, difíceis de serem tratadas.

Como Prevenir

A melhor maneira de prevenir o surgimento das cicatrizes é tratar qualquer sinal de acne precocemente, ainda mais se seu histórico familiar é crítico – afinal, cuidar da acne é muito mais simples do que tratar suas cicatrizes. Além disso, evite manipular as espinhas e cravos com as mãos.

Tratamento de Cicatrizes de Acne

Após o controle da acne, o tratamento das cicatrizes deve ser individualizado de acordo com o tipo de cicatriz, e na maioria das vezes deve-se combinar mais de um tipo de tratamento. As melhores opções terapêuticas são laser de CO2 fracionado, microagulhamento, subcisão (procedimento cirúrgico que rompe as traves fibróticas), peelings, sculptra e preenchimento com ácido hialurônico. A combinação dos tratamentos propicia excelentes resultados, com elevação das áreas deprimidas e melhora da textura da pele.

Procedimentos relacionados ao Tratamento de Cicatrizes e Manchas de Acne:
– Laser de CO2
MMP