Dra. Fernanda Trindade - Dermatologista em BH | Clínica de Dermatologia em Belo Horizonte - Tratamento de Cicatrizes e Manchas de Acne -  Tratamento para Cicatriz de Acne -
Dra. Fernanda Trindade – Dermatologista em BH | Clínica de Dermatologia em Belo Horizonte – Tratamento de Cicatrizes e Manchas de Acne – Tratamento para Cicatriz de Acne –

Clínica de Dermatologia especializada em Tratamento para Cicatriz de Acne – As cicatrizes e marcas no rosto e no corpo, resultantes da acne, são capazes de afetar a saúde mental de quem sofre com este problema. Não é raro se deparar com casos de pessoas que desenvolveram algum problemas de autoestima e de distúrbios de imagem por conta desses sinais.

As cicatrizes estão mais sujeitas a surgir em pacientes com histórico familiar de acne de graus elevados, ou seja, em pessoas que já possuam uma predisposição genética para a formação de múltiplos cravos e espinhas altamente inflamatórios.

A acne é uma das queixas mais comuns nos consultórios de dermatologia. Ocorre por obstrução dos folículos pilosos por sebo e células mortas, aumento da colonização bacteriana pelo Propionibacterium acnes e inflamação com formação de pústulas, nódulos e cistos. Acomete aproximadamente de 80% a 90% da população jovem brasileira entre 13 e 18 anos, e pode acometer também adultos.

Se não tratada corretamente, a acne pode evoluir com formação de manchas e cicatrizes inestéticas. O tratamento depende da gravidade, e deve ser realizada terapia combinada com medicamentos tópicos e orais, e procedimentos estéticos como limpeza de pele, peelings e laser.

Como identificar acnes que podem deixar cicatrizes?

A acne se desenvolve de diferentes maneiras, mas seu processo evolutivo é facilmente perceptível. Ela começa com o aparecimento dos comedões, ou cravos, que podem evoluir para as chamadas pápulas (lesões sólidas, arredondadas e endurecidas).

Se não forem tratadas, essas pápulas podem virar pústulas – ou lesões com pus, nódulos (lesões decorrentes da inflamação, que podem destruir tecidos e causar as cicatrizes) e, finalmente, os cistos, que são maiores que as pústulas e, quando inflamados, também causam dor e cicatrizes. Fatores como o estresse excessivo e alterações hormonais têm influência direta na piora dos casos.

Qualquer área do corpo atingida pela acne pode resultar em uma cicatriz, desde que possua lesão inflamatória profunda – principalmente nódulos e cistos, como já explicamos. Porém, no rosto, é a região das bochechas a mais comum de apresentar as marcas, enquanto no tronco, seu aparecimento se dá em maior quantidade nas áreas como peitoral e costas.

Enquanto pessoas de pele oleosa estão mais sujeitas à formação de cicatrizes resultantes da acne, já que nesses casos a produção das glândulas sebáceas é consideravelmente mais ativa, quem tem pele negra (e mais melanina, óbvio) está mais sujeito a apresentar manchas escuras – “A lesão vermelha de hoje será a mancha escura de amanhã”, resume Alexandra. E Fernanda completa:

“Devido à maior pigmentação nesses fototipos, o processo inflamatório da acne pode ser acompanhado de derrame pigmentar, ou seja, manchas decorrentes da inflamação. Peles mais claras também não estão isentas, e podem formar manchas mais avermelhadas, difíceis de serem tratadas”.

De qualquer forma, atentar-se ao histórico familiar de acne severa é um dos melhores caminhos para iniciar desde já a prevenção das cicatrizes.

Como Prevenir

A melhor maneira de prevenir o surgimento das cicatrizes é tratar qualquer sinal de acne precocemente, ainda mais se seu histórico familiar é crítico – afinal, cuidar da acne é muito mais simples do que a eliminação de uma cicatriz. Fique atenta aos primeiros sinais de acne que surgirem no seu rosto ou corpo, e evite manipular as espinhas e cravos com as mãos.

Não fique com receio de investir desde cedo em produtos reguladores de oleosidade, e tenha disciplina com seu autocuidado: faça o possível para manter uma alimentação saudável e equilibrada e, por fim, procure um/uma dermatologista para recomendar os ativos e produtos ideias para as suas questões e acompanhar a evolução de seus tratamentos.

Tratamento de Cicatrizes de Acne

Após o controle da acne, o tratamento das cicatrizes de acne deve ser individualizado de acordo com o tipo de cicatriz, e na maioria das vezes deve-se combinar mais de um tipo de tratamento. As melhores opções terapêuticas são laser de CO2 fracionado, microagulhamento, subcisão (procedimento cirúrgico que rompe as traves fibróticas), peelings, scultra e preenchimento com ácido hialurônico. A combinação dos tratamentos propicia excelentes resultados, com elevação das áreas deprimidas e melhora da textura da pele.

Procedimentos relacionados ao Tratamento de Cicatrizes e Manchas de Acne:
– Laser de CO2
MMP