Os bioestimuladores são substâncias que visam estimular a produção natural de colágeno no organismo para aumentar a presença dessa proteína na pele. Sabemos que a partir dos 30 anos o organismo degrada mais colágeno do que produz, e isso leva à perda de firmeza da pele e aumento da flacidez ao longo dos anos. Por isso, o estímulo de colágeno é atualmente um dos pilares no gerenciamento do envelhecimento: ele previne e trata a flacidez com resultados muito naturais.
Essas substâncias injetáveis melhoraram o aspecto geral da pele, as rugas, a perda do volume facial quando necessário, e proporcionam um efeito lifting na pele devolvendo a firmeza perdida com o passar do tempo. As substâncias mais utilizadas são Sculptra®, Radiesse®, HArmonyCa® e Ellansé® .
Podem ser usados para tratamento e prevenção da flacidez da face e pescoço, e também para flacidez corporal e celulite em nádegas, coxas, braços, abdome e mãos. O tratamento pode ser realizado em sessão única ou em 3 sessões, com intervalos de 45 dias, proporcionando melhora progressiva a cada sessão.
Os efeitos dos bioestimuladores de colágeno podem durar até 2 anos no organismo.
Como escolher qual o melhor bioestimulador de colágeno?
Essa é uma pergunta muito comum, que gera dúvidas com frequência. A escolha entre os diferentes bioestimuladores de colágeno varia de acordo com a experiência do médico e com as características da face do paciente, como estrutura óssea, tecido subcutâneo, necessidade de volume na face, deficiência dos ligamentos, etc. Por isso é necessária uma consulta médica e avaliação completa da face, para que seja indicado a melhor opção de tratamento em cada caso.